As publicações deste ambiente estão agrupadas em três raízes de busca, descritas a seguir. O acesso é feito, no rodapé, pela ordem alfabética (A-Z) de seus nomes, temas e títulos.​
INTERLOCUTORES
​
Setor de busca que reúne os colaboradores e influenciadores intervenientes no processo de criação e elaboração das OBRAS.
(Acesse o prefácio dos Interlocutores, pressionando a imagem acima)
UNIVERSOS
​
Setor de busca que reúne os temas, gêneros e campos do conhecimento explorados pelas OBRAS.
(Acesse o prefácio dos Universos, pressionando a imagem acima)
OBRAS
​
Setor de busca que reúne produções autorais de Gil Nuno Vaz, exclusivas, por integração ou em coautoria.
(Acesse o prefácio das Obras, pressionando a imagem acima)
O vídeo a seguir ilustra, numa vinheta introdutória, a origem das três raízes de publicação e busca. É uma animação visual lúdica que transforma o nome VAZ no símbolo matemático de raiz, pelo prolongamento horizontal da letra V que recobre a extensão vocabular representada pelas letras extremas do alfabeto (A-Z). A vinheta é completada mostrando a extração dos títulos dos setores (Interlocutores, Universos e Obras) a partir do nome do autor, pelo uso das vogais que o compõem (à exceção da letra A, utilizada na representação da raiz). Os diversos tipos de conteúdos publicados nesses três setores são mostrados após a vinheta, numa apresentação parcial que vai até a letra M.
O conteúdos deste ambiente está vinculado (ou integrado) ao conteúdo de outro ambiente (CANTOS CORRENTES), e ambos se dispõem em jogo numa relação mista do imaginário com o biográfico, de ficção e realidade.
O permanente estado em construção de ambos os ambientes é inerente ao processo de elaboração e desenvolvimento dos mesmos. Torna-se inócua, portanto, qualquer sinalização de conteúdos inacabados, uma vez que é de sua própria natureza a interminável constituição de uma obra constantemente em progresso.