top of page

Vias e Cenas


VIAS E CENAS Alternativas da Música Brasileira Autoral.


Ensaio que tem como base o livro História da Música Independente, publicado pela Editora Brasiliense, em 1988, dentro da coleção Tudo é História (n. 124), em relação ao qual se constitui como:


  • ampliação do conteúdo do livro de referência, com materiais não incluídos na publicação original

  • atualização de informações sobre a criação de música brasileira autoral, na perspectiva de propostas alternativas, tanto em relação aos condicionamentos econômicos e mercadológicos da produção musical quanto em relação aos contextos estéticos, técnicos e estilísticos gerados pelas composições.


Esse projeto, ainda que tenha por origem o formato de livro e permaneça sob esse espectro editorial, foi idealizado como espaço permanentemente aberto a novas inserções tópicas, reavaliações conceituais e reconfigurações estruturais.


Para isso, está dividido em quatro partes, sendo as duas primeiras publicadas nesta página, e as outras duas em páginas separadas, como segue:


uma breve apresentação da proposta (Outra Introdução. Outras Opções),


uma exposição inicial dos principais conceitos que fundamentam e orientam a seleção e a análise dos conteúdos (Outras Questões),


uma abordagem direcionada para os aspectos econômicos, mercadológicos e políticos da produção musical brasileira (Outras Vias), e


uma abordagem direcionada para os aspectos culturais, artísticos, técnicos e estilísticos da música brasileira (Outras Cenas).


A seguir, um sumário dessas quatro partes com divisão em seções.


O sumário não está finalizado. Não há, na verdade, a intenção de que, em algum momento próximo ou remoto, este conteúdo seja finalizado. Os capítulos e seções já publicados podem vir a sofrer acréscimos ou revisões, bem como serem introduzidos outros, dos quais vários já estão em esboço ou elaboração. Não se constitui, portanto, em disposição acabada e imutável, mas que se abre para contínuas reflexões e mudanças.

Obs. A atualização mais recente data de 2013.


VIAS E CENAS Alternativas da Música Brasileira Autoral


OUTRA INTRODUÇÃO. OUTRAS OPÇÕES.


OUTRAS QUESTÕES


MÚSICA INDEPENDENTE: UMA QUESTÃO AINDA PENDENTE.

O que é Música Independente? Depende...

Depende... das Vias e Cenas Alternativas.



A MARCA INDEPENDENTE: ATRÁS DA GRIFE ALTERNATIVA.

Cornélio Pires, Artista-Empreendedor.

Os Idealistas: Irineu Garcia e Marcus Pereira.

Elenco e Bemol: Indies Precursoras.

Coomusa, Associações e Parcerias.


DA ATITUDE INCOMUM À ATITUDE EM COMUM.

Feito em Casa: a Produção Artezanal de Antonio Adolfo.

Boca Livre, o Impacto do Sucesso.

Concomitâncias: Francisco Mário e Companheiros.

O Lira do Delírio, Meu!

Do Nossoestúdio ao Som da Gente.

Baratos Afins e os Confins do Rock Independente.


DO OCASO DA MÍDIA ANALÓGICA AO LIMIAR DA MÍDIA DIGITAL.

Eldorado, Kuarup e Outras Iniciativas de Resgate Musical.

Dabliú, YB, S de Samba: O Alfabeto Fonográfico da MPB Independente.

Cogumelo, Midsummer Madness e Outras Indie Records.

Azul Music, Sambatá, Zimbabwe, 4P: Etnia, Religiosidade e Segmentos Extramusicais.

Especialização Funcional: Tratore e Trama.


MÚSICA AO VIVO E SOM PRESENCIAL: O PALCO EM TODOS OS CANTOS.

De Circuitos Marginais a Espaços Públicos e Corporativos.

Uma Outra Era dos Festivais.


O NOVO PAPEL DA PARTITURA: EM PAUTA, A MÚSICA DIGNA DE NOTA.

Novas Metas e Outros Suportes Editoriais.


ARQUIVE-SE O DISCO, FORA DA NOVA ORDEM MUSICAL.

Uma Segunda Vi(d)a Alternativa e Outros Circuitos da Música na Rede.



OUTROS SONS: OUTROS TONS E GILBERTOS.

Arrigo Barnabé e a Linha Evolutiva da MPB.

Desafinar de Novo: Marcus Vinicius, Alcides Neves e Hermelino Neder.


A RETOMADA DE OUTRA LINHA EVOLUTIVA DA MÚSICA BRASILEIRA.

A Música de Invenção de Outra Vanguarda Paulista.

Gilberto Mendes, o Tom da Música Erudita Brasileira.

Willy Corrêa de Oliveira: Um Movimento Radical.


NOVAS GINGAS VERBAIS, DE MESTRES CANTORES A MESTRES DE CERIMÔNIA.

Luiz Tatit e o Rumo da Conversa Musical.

Cabelos de Sansão e Outras Capilaridades da Canção Popular: Novas Prosódias e Dicções

Esboçando uma Nova Bossa: A Canção Popular de Câmara.

A Assunção Musical do Nego Dito Itamar.

“Us Mano e As Mina” na Posse da Palavra: A Periferia Fala.


AS POLIFÔNICAS BANDAS VOCAIS DA MÚSICA CORAL, OUTROS CANTOS DA BOCA E TIMBRES DO CORPO.

Música Popular Coral: de um Arroto em Cena Cult ao Arroubo na Cena da MPB.

Intertextualidades Verbivocovisuais: da Notação Gráfica às Canções Popcretas.



























Comments


bottom of page