Peça musical para conjunto de câmara: canto, piano, flauta, oboé, violino, violão e percussão.
O canto solista e os instrumentos podem ser mudados, dentro das seguintes condições:
- no canto, pode ser voz masculina ou feminina
- a parte do piano pode ser interpretada por outro tipo de teclado, desde que no sistema de cordas percutidas, beliscadas ou, ainda, por teclado eletrônico que produza a sonoridade compatível com os instrumentos que operam naquelas sistemáticas
- a flauta pode ser substituída por outro instrumento de sopro por bocal
- o oboé pode ser substituído por outro instrumento de sopro com palheta
- o violino pode ser substituído por outro instrumento de cordas friccionadas
- o violão pode ser substituído por outro instrumento de cordas dedilhadas
- a percussão pode ser substituída por quaisquer outros tipos de instrumentos e objetos percutidos, tanto na forma de uso como no material (madeira, metal, pele etc)
O poema Texto Sentido é uma oração composta por cinco frases, em que:
- cada frase é dividida em cinco seções
- cada seção tem uma palavra relacionada com um dos cinco sentidos
- cada frase tem uma seção (a principal, não necessariamente a primeira da frase) que traz o sujeito da frase
- cada uma das quatro seções não principais da frase traz uma palavra relacionada com um dos outros quatro sentidos
- cada uma das quatro seções não principais indicam sinestesias entre o sentido principal da frase e os outros quatro sentidos
Musicalmente, os instrumentos apresentam as seguintes vinculações estruturais:
- a flauta atua nas seções em que o sentido a está implicado
- o oboé atua nas seções em que o sentido b está implicado
- a flauta
- o violino atua nas seções em que o sentido c está implicado
- o violão atua nas seções em que o sentido d está implicado
- a percussão atua nas seções em que o sentido e está implicado
- o canto e o piano atuam em todas as seções, implicando vinculações com um "sexto sentido" em que o canto traz as características dos instrumentos de sopro (vento) e o piano conjuga as características dos instrumentos de percussão e cordas.
um clamor | oculto | sob a maciez | da tua doce | |
voz havia. | | | | o seu cheiro, |
| | | | um odor |
| | penetrante | | |
em gemidos | transfigurado | | e no amargor | fétido, |
| de opaco | | ressaibo, | |
que te calava | | e feria, | | |
| | era dor | | |
surda, | | | destemperada | |
| | e sem a leveza | | perfumada |
| e luminosa | | | |
| da cor que, | | saborosa | e aromática, |
| | quebra | | |
o silêncio | da sombra. | | | |
Comments