NOVAS MODINHAS VELHAS CANÇÕES é um álbum inspirado no título das “Modinhas e Canções”, de Heitor Villa-Lobos. Com essa associação nominal, pretendi apenas caracterizar o álbum Novas Modinhas Velhas Canções como uma imaginária derivação das duas séries de peças (a primeira nos anos 1930, e a segunda na década seguinte) de Villa-Lobos.
Derivação que pudesse levar a uma pluralidade de séries (para as quais preferi o termo "cadernos"), sem quaisquer comprometimentos temáticos, de gênero ou composicionais, seja na formação de canto e piano ou nas respectivas linguagens musicais e poéticas. Peças comprometidas apenas com a intenção de explorar, sob os conceitos de uma velha canção universal, as possibilidades - ainda não esgotadas (ou inesgotáveis) - de “uma nova modinha brasileira”. Uma abordagem contemporânea da modinha (NOVA MODINHA), a partir de uma revisitação a repertórios remotos (VELHA CANÇÃO), no limite entre os territórios conceituais sempre polêmicos de música erudita e música popular, questão que permeia a história da modinha.
O primeiro caderno do álbum tem por título Caderno 1 - DO LAMENTO AO CHORO MEDIEVAL, e é formado pelas peças
CANÇÃO DE PASSAGEM,
CÂNTIGO: IN NOMINE NOMINIS,
CANTIGA: MHA SENHOR,
CÂNTICO-CANTIGA,
CRUEL SORTE,
O GOSTO DA MAÇÃ,
MOTETO EX-CANÇÃO e
CHORO MEDIEVAL.
O segundo caderno tem por título Caderno 2 - CANÇÃO DE VÉSPER CANÇÃO DO AVATAR (Comigo Me Desavim) VELHA MODINHA
ALMA DE SAUDADE CANÇÃO DE BARTIRA CANÇÃO DE COR CANÇÃO DE NÚPCIAS CANÇÃO DE PASSAGEM CÂNTICO: IN NOMINE NOMINIS CÂNTICO-CANTIGA CANTIGA: MHA SENHOR CHORUS (BIS) MÚSICA PARADISO: O BEIJO COLADO O MUSEU DE IMAGENS DO INCONSCIENTE FICA NO ENGENHO DE DENTRO UM QUASE SER
Comments