Vídeo integrante da série Leitura Crítica, vinculada ao recinto CineMassaCrítica, no ambiente Constelado Transversal (Cine Inês Paço Externo).
Em 1978, de abril a setembro, o Clube de Cinema de Santos promoveu no Cine Itajubá o ciclo Grandes Momentos do Cinema Nipônico. Foram 25 filmes, trazendo os diretores Shindo, Ozu, Kinoshita, Yamamura e muitos outros.
O cineclube santista vinha divulgando a cinematografia do Japão desde a década de 1950, quando estabeleceu parceria com a comunidade local de imigrantes japoneses, que mantinham uma sessão semanal própria no Cine Dom Pedro.
Em julho de 1978, o professor e crítico Cid Marcus escreveu no jornal A Tribuna o artigo A PROPÓSITO DE UM CICLO, comentando a iniciativa do Clube de Cinema de Santos de levar ao Cine Itajubá, em Santos, durante quatro meses de 1978, o ciclo Grandes Momentos do Cinema Nipônico, ressaltando a importância da iniciativa e apresentando algumas considerações sobre a programação. Em 2011, Cid Marcus atualiza e republica o artigo, em blog próprio (leia na íntegra).
artigo republicado em 2011, no blog próprio do autor
Em 2019, Cine Inês montou um vídeo a partir do artigo de Cid Marcus, iniciando um projeto de Leitura Crítica audiovisual, imagem e texto, de produções cinematográficas, filmícas e afins. Confeccionou também uma sequência de cartões, adiante expostos, sobre a ligação do cineclubismo em Santos com o cinema nipônico e a colônia japonesa.
Vídeo ilustrativo do ciclo Grandes Momentos do Cinema Nipônico (promovido pelo Clube de Cinema de Santos em 1978) e do artigo crítico de Cid Marcus.
Conteúdo ilustrado sobre as sessões de cinema em japonês em Santos, e o envolvimento do Clube de Cinema nas programações.
Comments