top of page

Era uma vez um guru


Produzido e exibido em 2021, é o segundo vídeo da série UM FILME, OS FILMES, programação integrante de CINEEXTRAS, com filmes reais e imaginários inspirados em fatos verídicos e fictícios da vida de Inês Cruz.


O vídeo reconstrói uma sessão privada de cinema, uma sessão particular ocorrida na casa de Inês Cruz, exibindo o curta-metragem O GURU E OS GURIS.


A sessão é realizada como prelúdio a uma entrevista com dois participantes do filme: Argemiro Antunes, o designer gráfico Miro, e Lélio Marcus Kolhy, ex-presidente do Clube de Cinema de Santos.


Os depoimentos foram utilizados para o desenvolvimento de monografia (2009) de pós-graduação de Gustavo Lucas, sobre Maurice Legeard e o cineclubismo em Santos. Anos mais tarde, foram utilizados também para o livro póstumo de Inês Cruz, QUADRO A QUADRO - Clubes de Cinema e Arte de Santos (2020).


Cartazete do vídeo ERA UMA VEZ UM GURU

A partir de conceitos de montagem usados no filme em exibição, o curta-metragem O GURU E OS GURIS, os dois guris, Argemiro Antunes (Miro) e Lélio Marcus Kolhy relembram e comentam a filmagem da produção de Carlos Reichenbach com direção de Jairo Ferreira, e a vida de Maurice Legeard.


O vídeo reproduz conversas e risadas durante a sessão, dialogando não apenas com o filme de Jairo Ferreira mas também com o vídeo O Guru, Dois Guris, realizado a partir dessa sessão. Ou seja, um filme do filme do filme ("em terceira dimensão").


Era Uma Vez Um Guru - vídeo produzido por Cine Inês, em parceria com Cinemateca de Santos, criação e direção de Gil Nuno Vaz.


Comments


bottom of page