top of page

A Song for Piano and Strings


O motivo inicial de Piano and Strings, que Henry Mancini escreveu para a trilha do filme The Pink Panther (1964), sete notas tocadas uma após outra, sem acordes (finger piano), traz uma inesperada evocação de September Song, que Kurt Weill escreveu para o musical da Broadway Knickerbocker Holiday (1938).


Se harmonizada a nota final dessa sequência com acorde menor, em vez de maior, as últimas quatro notas da linha melódica conduzem ao motivo inicial de seis notas da ária da canção de Weill (oh it´s a long, long while), em que as duas últimas são repetições da quarta nota.


A evocação transforma-se em provocação íntima, de imaginar e escrever um texto lírico e simultaneamente reflexivo, filosófico talvez, como na canção de Kurt Weill, para a composição instrumental de Henry Mancini, misturando os motivos melódicos e apoios harmônicos de ambas as músicas. O resultado: A Song for Piano and Strings, finalizada num mês de setembro.


A SONG FOR PIANO AND STRINGS


When your fingers touch the piano keys

Sounds like wind is playing the strings

Sounds like wind is singing melodies

For this song... what the words it sings!...


Does it tell my sweetest memories

Where I keep my very favorite things?

Does it tell your deepest mysteries?

Heaven knows what the hell it brings


There´s no memory

For this song to bring

Just a melody

Doesn´t mean a thing


There´s no mystery

Not a word to sing

Just your piano key

Touching my string













Comments


bottom of page